Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Ipec sugere que eleição pode se resolver no 1º turno: Lula 48%, Bolsonaro 31% e Ciro 6%

Infográfico da corrida eleitoral. Fonte: Ipec

Equipe Focus*
focus@focus.jor.br

A seis dias das eleições, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a liderança com 48% das intenções de voto ante 31% o presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa para o Palácio do Planalto segundo a nova pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira, 26.

De acordo com o levantamento, o petista tem 52% dos votos válidos, com possibilidade de vencer o pleito no primeiro turno.

Na contabilidade dos votos válidos, Bolsonaro tem 34%.

Nos seis dias que faltam para a eleição, a dinâmica da política ainda vai mexer com o jogo. A semana do afunilamento costuma concretizar tendências. No caso a cristalização da polarização.

Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) aparecem em seguida com 6% e 5%, respectivamente. Os dois oscilaram um ponto para baixo, mas dentro da margem de erro, que é de dois pontos.

De toda forma, os dados do IPEC indicam que há um empate técnico na terceira colocação com um índice expressivamente baixo, longe dos dois dígitos, o que aumenta as chances do voto útil.

Soraya Thronicke (União Brasil) e Felipe d’Avila (Novo) têm 1%. Vera Lúcia (PSTU), Léo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB), Sofia Manzano (PCB), Eymael (DC) não pontuaram. Brancos e nulos somam 4%, e 4% não sabem ou não responderam.

Contratada pela TV Globo, a pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 26 de setembro e entrevistou 3.008 eleitores presencialmente. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01640/2022. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos, com nível de confiança estimado em 95%.

A pesquisa ouviu 3.008 pessoas entre os dias 25 e 26 de setembro A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.
*Com informações da Agência Estado

Mais notícias