Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Ilson Mateus é o único bilionário do Nordeste na lista mundial da Forbes

Foto: Divulgação/Exame

A Forbes divulgou a lista dos bilionários brasileiros. No top 5, Jorge Paulo Lemann (Ambev) é o homem mais rico do País, com fortuna estimada em US$ 16,9 bilhões.

Já do Nordeste, Ilson Mateus, fundador da rede de supermercados Mateus (GMAT3), é o único representante que está no elenco.

Ele apresenta uma fortuna estimada em US$ 1,7 bilhão e ocupa a posição 1697 no ranking global da pesquisa.

A sua instituição, que teve início em Balsas, no Maranhão, em 1986, começou com operações no varejo de supermercados, atacarejo, atacado, móveis e eletrodomésticos, e-commerce, indústria de panificação e central de fatiamento e porcionamento. 

A marca possui as bandeiras Mix Mateus, Mateus Supermercados, Hiper Mateus, Eletro Mateus e Camiño, além de uma plataforma de e-commerce e do aplicativo de descontos, o Mateus Mais.

A instituição atua em 90 cidades, com 224 lojas nos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Ceará, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Até o fim de 2022, a marca somava 52 atacarejos, 70 lojas de varejo, 102 unidades de Eletro e 13 centros de distribuição. No último mês, foi inaugurado o sexto supermercado no Ceará.

Antes de começar a trajetória de varejista, Ilson Mateus atuou por cerca de um ano como garimpeiro. Era o sonho de achar uma pepita que o permitisse alavancar sua verdadeira vocação. Segundo texto da revista Exame, depois de deixar o local sem encontrar ouro, começou outro negócio: a compra e venda de garrafas de vidro.

Foi assim que ele chegou a Balsas, no sul do Maranhão, onde percebeu que havia demanda de migrantes do Rio Grande do Sul – que chegaram à área para plantar soja – por produtos básicos.

Veja as seis bilionárias brasileiras que estão na lista da Forbes

Conheça os 20 bilionários brasileiros na lista mundial Forbes

Queda no valor das ações do Hapvida, tira Jorge e Cândido Pinheiro da lista de bilionários da Forbes

Mais notícias