Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

iCON Hub abre as inscrições para o 5º ciclo do seu Programa de Inovação Aberta

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Chegou o momento de anunciar o lançamento do ciclo 5 do Programa de Inovação Aberta do iCON Hub. O edital com o descritivo e os desafios propostos pelas mantenedoras estão disponíveis aqui. O encerramento das inscrições será no dia 23 de outubro. Os detalhamentos dos quatro desafios apresentados pelas mantenedoras do hub estão bem detalhados em nosso canal do YouTube.

Desafios
Idibra – Como podemos reduzir o tempo do processo de incorporação para viabilizar projetos junto aos órgãos externos, para reduzir prazos, custos e retrabalhos?
Busca-se a automatização do processo de regularização imobiliária desde o momento da incorporação e aquisição dos terrenos até a finalização (averbação da construção e instituição condominial). Atualmente, todas as entregas aos órgãos externos são realizadas de forma manual e individual, criando gargalos na identificação de divergências a tempo, o que propicia erros, devido ao alto volume da documentação gerada e acarreta em atrasos, com possibilidade de multas, dificuldade de acompanhamento do processo e falta de agilidade na tomada de decisões. Os órgãos relacionados muitas vezes não apresentam digitalização dos processos internos e há mudanças frequentes (legislativas ou de projeto) que contribuem para retardar ainda mais o processo. Tem-se como objetivo, a automação dos processos de incorporação, com inserção de alertas de prazos e restrições, visando maior otimização de tempo e redução dos custos.

Marquise – Como podemos otimizar nossos produtos e processos a fim de reduzir os custos de obra e melhorar a competitividade e os resultados da empresa?
Atualmente, nossos orçamentos Executivos de Obra estão sendo fechados acima do custo dos Orçamentos Paramétricos (viabilidade inicial), dificultando o alcance das metas esperadas pelos acionistas, fazendo com que não consigamos comprar novos terrenos e, consequentemente, lançar novos empreendimentos. A empresa busca a redução do custo de obra com utilização de novos materiais e tecnologias, otimização de produtividade no canteiro de obras e melhorias no desenvolvimento dos produtos que NÃO se encaixe em soluções concernentes à gestão de obras, logística de canteiro e planejamento.

Mota Machado – Como fazer o acompanhamento (previsto x realizado) e reprojeção da viabilidade do empreendimento ao longo do tempo?
A empresa realiza atualmente estudos de viabilidade (no sistema VIABIL) anteriores ao lançamento do empreendimento, que não são atualizados posteriormente, de acordo com o desenvolvimento do projeto. Tem-se como objetivo, acompanhar mês a mês a evolução dos indicadores (previsto x realizado), conforme andamento do empreendimento, podendo-se reprojetar ou atualizar os indicadores “a realizar” (custo, venda, despesas). As informações concernentes “à realizados” são gerados e consolidados no ERP RM TOTVs, e as previsões e análises são desenvolvidas em planilha excel. Devido ao grande volume de dados, com origens em diferentes sistemas, e ausência de integração e comunicação entre estes, as análises desenvolvidas não conseguem ser atualizadas e reprojetadas de maneira objetiva e eficaz. Há ainda, o desejo em possibilitar a inteligência de construção de cenários futuros e divergentes para facilitar as análises e tomada de decisão.

Trisul – Digitalização do processo de lançamento e aprovação de Documentos Fiscais para pagamento a fornecedores.
O desafio propõe a digitalização do processo de lançamento e aprovação de documentos fiscais, considerando o volume de retrabalho em sistemas distintos que não se integram. Além disso, há uma dificuldade dos municípios em disponibilizar as notas fiscais de serviço em um layout padronizado. Identificamos também que a complexidade do processo atual (com inputs manuais) favorece erros por parte dos usuários. Temos por objetivo a diminuição de trabalhos manuais, redução de custos (pagamento de juros), automatização de processos, a fim de liberar a equipe para desenvolvimento de atividades estratégicas da área. Já houve uma tentativa de realizar integração entre sistemas, a partir dos próprios fornecedores, não havendo sucesso da iniciativa, entretanto, a empresa continua aberta a novas proposições nesse aspecto.

Cronograma
Ainda dentro do processo do ciclo, a comunicação das startups selecionadas para o Bootcamp será no dia 9 de novembro, para participarem dos encontros que ocorrerão a partir de 21 de novembro.
A comunicação das startups selecionadas para a Prova de Conceito (PoC), a partir de 28 de novembro.

 

Mais notícias