Governo do Ceará fez pedido de 1,4 milhão de doses da vacina da Pfizer

Pfizer. Foto: Divulgação

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Um total de 1,4 milhão de doses da vacina contra a COVID-19 foi solicitada pelo Governo do Ceará às farmacêuticas americana Pfizer e alemã BioNTech. O responsável por anunciar a informação foi o titular da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), Dr. Cabeto.

O representante não detalhou quando a requisição foi feita. Apesar disso, ele informou ao Sistema Verdes Mares que o Estado tem tecnologia adequada para armazenar a vacina que requer temperaturas baixíssimas (- 70 °C e – 80 °C) diferentemente das demais já cogitadas para uso no Ceará, como a de Oxford/AstraZeneca e a Coronavac.

“Nós temos um memorando que trata de 1.400.000 doses de CoronaVac para que, se a produção da Sinovac for em grande escala, como eles estão dizendo na China, para além do que está fornecido ao plano nacional de imunização, se houver disponibilização, nós temos uma proposta de fazer a aquisição. A mesma quantidade nós solicitamos à Pfizer”, explica o secretário.

O secretário ainda comentou que “é bom lembrar que o Ceará, através de uma parceria com a Universidade Federal do Ceará, tem capacidade para estocagem a menos 70 graus. Para estocar a vacina da Pfizer que inclui uma logística muito mais complexa”.

Mais notícias