
Equipe Focus
focus@focus.jor.br
Orçada em pouco mais de R$ 14 milhões, a licitação para construção do Terminal de Passageiros e realização dos serviços complementares do Novo Aeroporto Regional de Sobral foi vencida pela Forteks Engenharia. O valor da obra ficará 16,01% mais barato que o valor estimado no certame.
A previsão de conclusão dessa etapa do projeto é de dez meses e, após isso, será iniciada a segunda fase de implantação do empreendimento. Atualmente, estão sendo realizados os serviços de construção da pista e do acesso ao novo aeródromo. Os serviços de terraplanagem estão em andamento na área, que possui 143 hectares. O investimento das obras da primeira fase é de R$ 40.859.881,58.
O Novo Aeroporto Regional de Sobral deverá contar com pista de pouso e decolagem de 1.800m x 30m, com capacidade para receber aeronaves de porte médio. Oequipamento contará também com acesso de 2,7 km, pistas de rolamento, pátio de aeronaves, taxiamento, balizamento noturno e SESCINC (Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio), além do terminal de passageiros.
Para concluir o projeto global, será realizada ainda uma terceira licitação, que contemplará a aquisição de mobiliários e equipamentos. A previsão para conclusão do serviço completo é o início de 2022.