Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Fortaleza é a única cidade do Brasil a receber apoio do BID para programa de turismo

Fortaleza. Foto: Reprodução

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Fortaleza está entre os dez destinos vencedores da chamada regional do Programa Turismo Futuro, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O Programa tem como objetivo contribuir para a competitividade e sustentabilidade do setor do turismo na América Latina e Caribe (ALC), por meio da adoção de tecnologias digitais e emergentes, e conta com financiamento do Fundo Geral de Cooperação da Espanha no BID. A iniciativa irá destinar US$ 1,5 milhão em recursos de cooperação técnica não reembolsáveis.

Além de Fortaleza, foram selecionados Córdoba (Argentina); Puerto Varas (Chile); Bogotá (Colômbia); Ilhas Galápagos (Equador); Quito (Equador); Cidade da Guatemala (Guatemala); Cancún (México); Arequipa (Peru); e Montevidéu (Uruguai). Os destinos receberão um diagnóstico de seu nível de maturidade tecnológica, bem como um plano de ação para acelerar o uso e a aplicação de tecnologias entre as empresas de turismo.

Para concorrer à seleção, a Secretaria Municipal do Turismo preparou um diagnóstico, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, que incluiu a caracterização da Cidade, o contexto nacional, as principais necessidades do destino e os benefícios buscados. “Vamos ter um diagnóstico do nível de maturidade tecnológica de Fortaleza e um plano de ação para acelerar o uso e aplicação de tecnologias entre as empresas turísticas, o que é excelente para aumentar nossa competividade enquanto destino”, explica o secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira.

Seleção

Os dez destinos foram escolhidos com base na qualidade e abrangência das análises apresentadas sobre os desafios atuais de cada destino; a força da equipe designada para acompanhar a assistência técnica; e o detalhamento das ações previstas para a utilização dos produtos resultantes deste apoio técnico.

Com este suporte técnico, será fornecido um quadro metodológico homogêneo e roteiros personalizados para acelerar a incorporação de inovações tecnológicas em um primeiro conjunto de destinos turísticos da ALC. Dessa forma, será gerado um modelo piloto replicável em outros destinos da região.

Mais notícias