Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Formalização de novas empresas no Ceará é uma das mais rápidas do Brasil

Foto: Freepik.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Em março deste ano a Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), autarquia vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), reduziu o tempo médio de formalização de novas empresas para três dias. A medida fez com que o Estado ficasse na segunda posição entre os estados participantes do ranking elaborado pelo Projeto Empreendedor Digital, uma parceria entre Sebrae Nacional e juntas comerciais para simplificar o registro empresarial.

A classificação mostra que o processo de abertura de empreendimentos leva 12 horas para a constituição automática na Jucec, dois dias para inscrição estadual emitida pela Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) e sete minutos para a obtenção da inscrição municipal da Secretaria de Finanças de Fortaleza (Sefin).

Para a presidente da Jucec, Carolina Monteiro, “a redução do tempo de formalização é resultado de parcerias para implantação da Redesim no Estado, além do trabalho realizado pelo Projeto Empreendedor Digital que tem conseguido automatizar e, com isso, tornar mais ágil o processo de abertura de empresas”.

Em nove meses de oferta do serviço online, a Fazenda liberou mais de 48 mil pedidos de forma virtual. Até fevereiro, o prazo para a concessão da inscrição era de 72 horas. Em março, o tempo caiu para dois dias. E a meta agora é alcançar a marca de um dia até 1° de setembro.

Mais notícias