Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

EUA: Partido Democrata apresenta pedido de impeachment de Donald Trump

Pedido de impeachment é motivado por invasão ao capitólio. Foto: reprodução/Twitter.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Acusando Donald Trump de ter incitado a insurreição da última quarta-feira, 6, que causou invasão ao capitólio e cenas de terror no Congresso norte-americano, representantes do Partido Democrata apresentaram, nesta segunda-feira, 11, pedido de impeachment contra o presidente do Estados Unidos.

A apresentação ocorre horas depois de o Partido Republicano rejeitar, também na Câmara dos Deputados, resolução pedindo que o vice-presidente Mike Pence acionasse a 25ª emenda da Constituição americana. Um passo nunca dado na história da democracia norte-americana, invocar a 25ª Emenda removeria Trump do cargo devido à sua incapacidade de “cumprir os poderes e deveres de seu cargo”. Pence e uma maioria do Gabinete precisariam dar votos favoráveis para que isso ocorresse.

Os democratas defendem que os invasores teriam praticados as ações violentas após serem incentivados por um discurso feito por Trump a seus apoiadores pouco antes do início da insurreição. Esse é segundo pedido feito contra o presidente dos Estados Unidos. Antes, ele foi acusado de pressionar a Ucrânia a investigar o agora presidente eleito Joe Biden. Na ocasião, o processo avançou na Câmara, mas foi vetado no Senado, que à época era controlado pelos republicanos.

Mais notícias