Estudo com pesquisadores da UFC é divulgado em renomada revista científica

O Prof. Eduardo Bedê, do Departamento de Física da UFC, é um dos coordenadores da pesquisa. Foto: Pedro H. Carvalho/ABC.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Os computadores fotônicos, por enquanto só existem no campo das ideias. Eles prometem ser o novo paradigma na arquitetura de hardware usando luz para processar dados, ao invés de elétrons, como ocorre atualmente. Apesar disso, resultados de uma pesquisa podem conter os elementos decisivos para trazer a ficção à realidade. O estudo foi publicado, neste mês de julho, na mundialmente renomada revista Nature.

Um dos coordenadores do projeto é o professor Eduardo Bedê Barros, chefe do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará. O artigo denominado “Deep strong light-matter coupling in plasmonic nanoparticle crystals” (“Acoplamento profundo entre luz e matéria em cristais plasmônicos de nanopartículas”) traz esses avanços, que estão na esfera da nanociência.

Esse universo já vem sendo estudado pelo Prof. Eduardo Bedê há 15 anos e, há dois, ele iniciou a atual pesquisa. O estudo foi feito em parceria com seu ex-aluno de doutorado Bruno Gondim Vieira, com grupos liderados pela Profª Stephanie Reich, da Universidade Livre de Berlin, e pelo Prof. Florian Schulz, da Universidade de Hamburgo, ambas na Alemanha.

Mais notícias