
Por Átila Varela
Fortaleza entrou na mira da Enel X, braço da italiana Enel voltada a avanços no segmento da energia elétrica. No rol, a mobilidade urbana com energia sustentável.
Isso porque a empresa vê com bons olhos a possibilidade de investir na eletrificação de veículos para reduzir custos da operação do transporte público. A ideia é entrar na Capital cearense nos próximos dois anos.
Atualmente, Enel X colocou em operação 50 ônibus elétricos movidos a bateria na cidade de São Paulo, além de ofertar a infraestrutura de carregamento dos veículos na primeira fase do programa na maior metrópole do País. Lá, o objetivo é colocar para rodar 2,6 mil ônibus elétricos até o fim de 2024.
O modelo de negócio é oferecer um pacote de soluções para que o operador possa encaixar, dentro de seu orçamento, o custo da transição energética. Por isso buscamos ter parcerias com todos os fabricantes de ônibus, fornecedores de recarregadores e até de energia elétrica”, disse Francisco Scroffa, diretor da Enel X Brasil.
Na Bahia, há 20 ônibus da empresa circulando, na Região Metropolitana. Em São José dos Campos, 12. Em Salvador, também na Bahia, são oito. Em Vitória, no Espírito Santo, são seis.
A companhia tem expertise em outras regiões da América Latina, como Santiago (Chile), Bogotá (Colômbia) e no México. Nos dois primeiros países, responde por 50% da frota eletrificada.
Veja como funciona o modelo de recarga inteligente da Enel X