Ecofor realiza ações de conscientização sobre a preservação do ambiente marinho

Foto: Divulgação

A Ecofor, por meio do Programa Ecocidadão, realiza, de forma perene, trabalho de conscientização sobre a importância do cuidado com o meio ambiente. Nesta última semana, o foco das ações foi o meio ambiente marinho.

A agenda já está marcada: nesta sexta-feira (15/09), haverá a requalificação do ponto de lixo da Comunidade dos Cocos (Praia do Futuro) – com revitalização de um ponto de descarte incorreto de resíduo, limpeza do local, grafitagem, plantio de mudas e sensibilização da comunidade sobre o descarte correto, com orientação dos educadores ambientais. Já no sábado (16/09), intervenção será no pátio do Instituto Povo do Mar (Ipom), com as mesmas atividades.

Neste sábado, em especial, é o Dia Mundial de Limpeza de Praia – uma mobilização global que envolve voluntários em mais de 190 países com o propósito de destacar as consequências do consumo irresponsável e da eliminação inadequada de materiais que culminam na poluição ambiental.

“Nós já atuamos constantemente levando o recado de cuidado com o meio ambiente, em escolas e comunidade em geral. São muitas ações ao longo do ano, seja para adultos ou jovens. Mostramos todo o ciclo do descarte correto dos resíduos, além disso, as consequências dos maus hábitos para o futuro do planeta. No Dia Mundial de Limpeza de Praia não poderia ser diferente, nós utilizamos a data para mobilizar ainda mais em torno deste tema tão urgente”, explica João Júlio Sombra, superintendente da Ecofor Ambiental. Ele lembra ainda que os oceanos – para além do lazer – são responsáveis por mais de 70% da água do planeta, pela regulação do clima e é fonte de renda para milhares de pessoas.

Sobre o Programa Ecocidadão

O Programa Ecocidadão é direcionado para as comunidades de impacto direto de atividades do Grupo Marquise tanto no Ceará como em outros Estados onde a companhia está presente. Uma das premissas é provocar a sensibilização socioambiental nas gerações futuras. O programa fomenta a educação ambiental por meio de diversas atividades e ações, com a execução de um conjunto de realizações estratégicas para a correta destinação dos resíduos sólidos e a busca da consistência de um ciclo de sustentabilidade que envolve todos os agentes da sociedade.

Além da educação ambiental por meio de palestras, oficinas e jogos educativos, o Programa Ecocidadão realiza o incentivo a projetos de cultura, esporte, educação dentre outros, como: educação porta a porta, conscientização de grandes geradores, gari comunitário, projeto de arte urbana. Dessa forma, o programa proporciona o bem estar social e sentimento de pertencimento e fortalece a comunicação social, tratando com responsabilidade as demandas da sociedade e executando projetos que desenvolvam as potencialidades dessas comunidades.

Mais notícias