
Equipe Focus
focus@focus.jor.br
O plano de instalar um campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) no município de Tauá, abrigando um Polo de Saúde com cursos de Medicina, Fisioterapia e Enfermagem, não tem impedimento legal. É o que afirma o deputado federal Domingos Neto (PSD), relator do orçamento da União, após consultoria jurídica do MEC.
O parlamentar esteve reunido na quarta-feira, 12, em Brasília, com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, e o reitor da UFC, Cândido Albuquerque. “Para fundamentar a decisão da criação de um campus avançado, foi apresentado o parecer da Advocacia Geral da União (00391 de 2018) de 3 de abril de 2018, o qual garante a expansão dos cursos de Medicina das universidades federais brasileiras”, destacou em nota. Também participaram do encontro o ex-vice-governador Domingos Filho e a deputada estadual Patrícia Aguiar (PSD), pais do deputado federal. A família e seus antepassados tem os pés fincados na política de Tauá.
No último dia 9 de fevereiro, Domingos Neto havia divulgado a articulação para a instalação do campus no município cearense. No entanto, a titular da Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES), Mayra Pinheiro, chegou a afirmar que a informação não era verdadeira. Segundo ela, os cursos de Medicina no País estavam suspensos por conta da moratória estabelecida pela portaria nº. 328 de 2018. Nas redes sociais, a Dra. Mayra disse se tratar de fake news.
Leia Mais
+Dra. Mayra desmente Domingos Neto sobre abertura de curso Medicina em Tauá
+Articulação visa instalar curso de Medicina da UFC em Tauá