
Átila Varela
atila@focus.jor.br
A startup baiana SOLOS está investindo no mercado de reciclagem de Fortaleza. Trabalhando no formato delivery, já retirou 600 toneladas de resíduos do meio ambiente e gerou R$ 1,5 milhão em renda para catadores e cooperativas.
Seu desafio vai ser justamente estimular a consciência e aumentar os índices de reciclagem na Capital cearense por meio do programa Re-ciclo. O projeto traz o primeiro modelo do País para a coleta porta a porta de recicláveis. Para realizar o serviço, serão utilizados triciclos elétricos que melhoram a qualidade do trabalho.
A expectativa é coletar 350 toneladas de resíduos e renda estimada em R$ 370 mil para os catadores. São parceiros da empreitada a Prefeitura Municipal de Fortaleza e o iFood. Atualmente o índice de reciclagem de Fortaleza gira em torno de 8%, de acordo com a PMF, bem acima da média do País, que é de cerca de 4%.
“A SOLOS espera levar outros cases de sucesso para Fortaleza. Nós temos atuações para descarte correto de grandes eventos, já realizamos a coleta de todo o resíduo de rua do Carnaval de Salvador. Além disso, atuamos com “experiências sustentáveis”, onde temas ligados à economia circular são trazidos de forma lúdica e interativa para proporcionar aprendizado e influenciar a mudança de comportamento”, pontua Saville Alves, cofundadora da SOLOS.
Inicialmente, o projeto vai contemplar cinco bairros de Fortaleza: Centro, Praia de Iracema, Meireles, Varjota e Mucuripe. A participação é gratuita, comércios e residências podem solicitar o serviço diretamente no site do Re-ciclo: www.reciclofortaleza.com.br.
Além dos triciclos para coleta de resíduos pós-consumo através de delivery agendado, o projeto disponibilizará EcoPontos para que a população possa entregar resíduos recicláveis. A iniciativa ainda contempla a capacitação dos catadores associados, visando a utilização adequada do sistema e a preparação para aumento da capacidade produtiva das associações. A meta da Prefeitura é avaliar os resultados e ampliar o projeto para todos os bairros da cidade, atingindo uma taxa de reciclagem de 50% em oito anos.
Quem é a Solos
Fundada em 2018, a SOLOS promove o descarte correto de embalagens, a partir da inclusão de cooperativas de reciclagem, através das ações lideradas e estruturadas com grandes parceiras, como: iFood, Braskem, Nubank, Owens Illinois, Ambev, Heineken, Coca-Cola, Basf, Sebrae.
Como estratégia para disseminar de forma ampla e para os mais diversos públicos, a SOLOS tem parcerias com prefeituras de grandes capitais brasileiras e cooperativas como: Cooperaguary, CAEC, Cooperbari, Camapet, Coopama, Chocolatão, Coopercarga. Outros exemplos de parceiros da startup são: a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (LIMPURB), a Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência, a Secretaria do Meio Ambiente de Salvador e o Ministério Público.