Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Deputados estaduais criam projetos para dar nomes a estradas, escolas e pedem obras em redutos eleitorais

Estrada, caminho
Foto: Divulgação

Gabriel Amora
focus@focus.jor.br

Com um pouco mais de 15 dias de trabalho, os deputados estaduais cearenses já enviaram matérias em diversas áreas para tramitar. Ao todo, são mais de 300 propostas, entre projetos de indicação (PI) e projetos de lei (PL). 

O curioso é que muitos destes são para dar nomes a estradas, escolas e a obras de redutos eleitorais, ignorando algumas prioridades mais urgentes no Estado do Ceará. Uma minoria fugiu disso (exibiremos em outra matéria).

A Constituição do Brasil, no caso, cria limites para as assembleias estaduais. Os deputados não podem propor muita matéria, visto que a Casa vira um apêndice político muito caro. Em resumo, não falta gasto novo por lá. É o federalismo capenga.

Alguns projetos

O deputado Júlio César Filho (PDT), por exemplo, é autor do texto 190/2023, que denomina de Francisco de Oliveira Costa a areninha a ser construída no município de Maracanaú, e do 192/2023, que procura nomear de Renner Emerson Braga Souza o Centro Cearense de Idiomas (CCI), no município de Paracuru.

Além destes, o deputado Guilherme Landim também ofertou o 199/2023, que denomina de José Aristarco Sampaio Cardoso a Rodovia CE-153, lembrada por unir o município de Porteiras ao distrito de Jamacaru, em Missão Velha.

Landim também surgiu com o 202/2023, que intitula de Francisco Élio Diniz a escola estadual de educação profissional (EEEP) do município de Cedro, e com o 203/2023, que batiza de Belízio Chagas Lima o trecho da CE-574, conhecida por ligar os distritos de Lagedo e Várzea da Conceição à CE-153 na sede do município de Cedro.

Do deputado Agenor Neto (MDB), o 221/2023 denomina de Gleuberton Passini Mendonça o cinema do município de Iguatu, enquanto que o 222/2023 assegura aos consumidores o direito de ingressar em salas de cinema e similares portando alimentos.

Outro concentrado em dar nomes aos lugares é o deputado Alysson Aguiar (PCdoB), autor do projeto 226/2023, que denomina de Francisco Pinto de Melo a estrada que liga o Balneário de Carnaúba à CE-323.

Mais notícias