Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Deputado Romeu Aldigueri defende memória do aviador cearense Pinto Martins

Pinto Martins, aviador cearense

Equipe Focus
focus@focus.jor.br
Autor do Projeto de Lei 272/2019, que defende a memória do cearense Pinto Martins por meio da instituição de um dia para homenagear o aviador camocinense, o Deputado Romeu Aldigueri (PDT) também protocolou na Assembleia Legislativa, ainda em abril, o Requerimento Nº 2382/2019, para envio de ofício à Fraport Brasil, pedindo a recolocação do nome do ilustre cearense na fachada do Aeroporto Internacional, em Fortaleza.
O ofício foi direcionado à Andrea Pal, CEO da Fraport no Brasil. “Nunca recebemos resposta da empresa. Esclarecemos que o nome do aviador se confunde com a própria historicidade do mencionado equipamento e a ausência dessa nomeação gera prejuízos para a memória do local, para o turismo cearense, e desprestigia a imagem do ilustre camocinense”, afirma o pedetista.
Com a recente privatização da administração do Aeroporto Internacional de Fortaleza pela empresa Fraport Brasil, o letreiro que identificava equipamento, homenageando o aviador – Aeroporto Internacional de Fortaleza Pinto Martins – foi retirado.
Dia de Pinto Martins
O Projeto de Lei 272/2019 de autoria do Deputado Estadual Romeu Aldigueri (PDT) defende a instituição de um dia durante o qual se homenageará o aviador camocinense, Euclydes Pinto Martins.
A data, 15 de abril (dia do aniversário do aviador), deve ser comemorada no âmbito estadual anualmente, de acordo com o Projeto de Lei. Para Romeu, o jovem piloto cearense “foi homenageado em sua terra dando o seu nome ao nosso Aeroporto Internacional e, mais recentemente, foi homenageado na cidade onde nasceu, por meio do Aeroporto Regional de Camocim, inaugurado em abril de 2011 pelo governador Cid Gomes. Embora a Fraport tenha todos os méritos administrativos, ela não pode trabalhar contra a memória de um ilustre cearense”.
Desde 2008, a mesma data é celebrada em Camocim, terra natal do aviador, como Dia de Pinto Martins.
Leia Mais
+Fraport desrespeita nossa História ao apagar o nome de Pinto Martins da fachada do aeroporto

Mais notícias