Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Decon Ceará notifica academias por dificultarem cancelamento de contrato

Foto: Freepik.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), notificou nesta sexta-feira, 17, as academias Green Life e Smart Fit para que respeitem os direitos dos consumidores. O Decon recebeu denúncias de alunos relatando dificuldades para cancelar os contratos firmados com as academias durante a pandemia do novo coronavírus, período em que as aulas estão suspensas.

De acordo com as reclamações registradas no Decon, os alunos que optassem pelo cancelamento da matrícula seriam submetidos ao pagamento de multa por rescisão contratual, apesar do fechamento físico das unidades por conta do isolamento social. Além disso, os consumidores argumentam que as academias estão dificultando a rescisão do contrato, alegando que o documento prevê que o encerramento deve ser presencial e não via e-mail.

Outra denúncia é que as empresas não disponibilizaram um contato para que o cliente tenha a possibilidade de falar diretamente com a empresas e renegociar as prestações. Tal conduta desconsidera os termos da recomendação emitida pelo Decon em junho para que as academias e demais estabelecimentos destinados à prática de exercícios físicos no Ceará renegociassem, de forma amigável, contratos com os clientes em virtude da pandemia.

Na ocasião, o MPCE requereu que as empresas disponibilizassem um canal de comunicação efetivo com os consumidores, informando os impactos da COVID-19 nos serviços contratados e apresentando proposta para manutenção parcial ou total dos pagamentos com geração de créditos futuros ou prestação de serviços à distância. As academias Green Life e Smart Fit têm prazo de cinco dias úteis para informar ao Decon quais as medidas e ações adotadas em respeito à legislação do consumidor e para cumprir os termos e normas estabelecidos na Recomendação do MPCE.

Mais notícias