Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

De olho no Oriente Médio, Cipp assina acordo com porto e Zona Franca e Omã

Cooperação entre Pecém e Omã. Foto: Divulgação

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O Porto do Pecém segue em busca de novos negócios internacionais. Nesse sentindo, foi assinado um termo entre a Cipp S/A, responsável pela administração do equipamento cearense, o porto e a Zona Franca de Sohar, em Omã.

Pelo acordo, ficam estabelecidos cooperação comercial e técnica entre os terminais portuários e industriais. Vale lembrar que o Porto de Roterdã, na Holanda, é acionistas dos dois.

Posicionado entre Muscat e Dubai, em uma das rotas marítimas mais importantes do globo, de frente para o Mar da Arábia, Sohar é um dos portos que mais crescem no mundo, tendo acumulado investimentos superiores a US$ 26 bilhões.

“Parcerias internacionais, como essa com o Pecém, nos permite consolidar conhecimentos que nos ajudam a fortalecer e expandir nossa rede portuária mundial, promovendo a competitividade econômica”, disse Mark Geilenkirchen, CEO de Sohar, que assinou o documento de cooperação mútua junto com o vice-presidente de operações do Complexo do Pecém, Cornelis Hulst, em cerimônia on-line.

Na ocasião, Mark reforçou que Sohar tem bastante interesse em aprender a logística utilizada pelo Porto do Pecém para a exportação de alimentos, em especial as frutas, que partem do terminal brasileiro para diversos países ao redor do mundo. Ele lembrou, ainda, que Sohar já possui um forte laço com o Brasil, tendo em vista que é lar de um dos maiores terminais de minério do mundo, construído para as operações da Vale, gigante brasileira da mineração.

“O Brasil é um grande player nas exportações de alimentos, o que faz o Complexo do Pecém ser uma adição muito bem-vinda ao nosso próspero cluster de alimentos. Ao mesmo tempo, ao mostrar o incrível sucesso que a Vale alcançou em Omã nos últimos 10 anos, isso nos permitirá demonstrar às empresas brasileiras as vastas oportunidades que Sohar tem a oferecer”, finaliza Mark.

Durante a assinatura do Termo de Cooperação, também participaram da cerimônia o Maia Júnior, secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará; Al Khattab Al Maani, representante da Asyad, empresa do governo de Omã que detêm ações de todas as vinculadas do Estado e René Van Der Plas, diretor do Porto de Roterdã, que é acionista do Complexo do Pecém e de Sohar.

Mais notícias