
Átila Varela
atila@focus.jor.br
O Ceará é o maior produtor de calçados do País. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), o Estado detém 27,4% do total produzido no País. Apesar do resultado expressivo, não passará ileso da diminuição do crescimento no setor.
A entidade divulgou nota revisando os prognósticos da indústria calçadista em 2020. A estimativa do setor, que era de crescimento de 2,5% em janeiro deste ano, passou para 2,2%.
Os dados da produção de calçados de janeiro deve ser divulgado na segunda semana de março, mas a Abicalçados adianta que não deve ser positivo, tendo em vista a queda registrada nas exportações do primeiro mês do ano. Em janeiro foram exportados 12,55 milhões de pares, pelos quais foram pagos US$ 91,5 milhões, quedas de 16,1% em volume e de 7,3% em receita em relação ao mesmo mês de 2019.
Sobral é o maior polo calçadista do Estado: detém 60% de toda produção cearense, sendo 156,5 milhões de pares só em 2019. Os demais são Juazeiro do Norte, Horizonte e Fortaleza. No País, figura na primeira colocação.