Equipe Focus
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O crediário foi responsável pelo maior número de consumidores negativados em 2017. Dados de uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) apontam que 58% dos pessoas que recorreram à modalidade no ano passado ficaram com o “nome sujo” por atrasar prestações e 48% dos usuários de cartão de crédito por não pagarem a fatura. Em contrapartida, o cheque especial, com 30%, foi a a forma de crédito que menos deixou de ser utilizada.
O levantamento, apresentado ontem, mostra também que antes de contratar crédito, parte de seus usuários costumam analisar as tarifas e os juros praticados ao fazer um financiamento (71%) ou contrair um empréstimo (70%). Enquanto 45% ignoram as taxas do cheque especial e três entre dez (30%) reconhecem que não avaliam os encargos do cartão de crédito na hora de aceitar uma proposta.
Ao serem questionados sobre quais gastos controlam entre as modalidades utilizadas, 85% afirmam que prestam atenção no cheque pré-datado, 77% nas parcelas do financiamento e 75% do empréstimo. Ao mesmo tempo, o crediário (31%) e o cartão de crédito (30%) são os instrumentos que têm menor atenção.
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