Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Conselho de Ética tem maior número de processos desde 2006

Foto: Reprodução/TV Câmara.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br
O ano de 2019 foi um dos mais tumultuados para o Conselho de Ética e Decoro da Câmara dos Deputados. As discussões entre os parlamentares foram ampliadas no país onde o clima de polarização política tem crescido cada vez mais. Por consequência, o número de processos levados ao conselho, que tem como missão preservar a ética e o decoro parlamentar, também cresceu.
Só neste ano foram 21 representações por quebra de decoro parlamentar, segundo o site Congresso em Foco. Desse número, 13 ainda estão em andamento e visam, sobretudo, deputados do PSL. O parlamentar que mais têm representações é Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). O deputado tem três processos em aberto. Dois por conta da declaração sobre a volta do AI-5 e um devido à briga com Joice Hasselmann (PSL-SP).
Sendo assim, o número de processos apresentados em 2019 é o maior dos últimos 12 anos. Também configura como o terceiro mais alto da história do Conselho de Ética da Câmara. Perdendo apenas para as representações decorrentes da Máfia das Ambulâncias, que processou quase 60 deputados que desviavam recursos públicos através da compra de ambulâncias.

Mais notícias