Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Compras por aplicativos têm alta de 30% durante pandemia, aponta levantamento

Foto: Freepik.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Cresceram 30%, no Brasil, as compras feitas por meio de aplicativos, durante o primeiro mês de isolamento social devido à pandemia de COVID-19. Segundo levantamento do Instituto Locomotiva, divulgado nesta quarta-feira, a alta foi significativa em dois grupos populacionais: pessoas com mais de 50 anos de idade e o das classes C, D e E, que, somadas, representam mais da metade dos consumidores do país.

Quase metade (49%) das pessoas abordadas pelo instituto declarou que pretende ampliar as compras por aplicativos, após o fim do isolamento social. Além disso, cerca de um terço (32%) pontuou que planeja reduzir as idas a lojas físicas. A pesquisa mostra que a mudança de padrão no consumo também se refere aos produtos colocados nos carrinhos.

A pesquisa foi feita ouvindo 1.131 consumidores com idade igual ou superior a 16 anos. O questionário foi aplicado em 72 cidades de todos os estados brasileiros, nos dias 14 e 15 de abril.

Enquanto 39% dos entrevistados disseram estar comprando mais alimentos, 53% afirmaram ter diminuído a aquisição de itens de lojas de departamento. Uma parcela das pessoas consultadas pelo instituto passou, inclusive, a lançar mão de plataformas online para obter produtos básicos, como alimentos, os de higiene pessoal e de limpeza. No total, 15% dos entrevistados informaram à entidade que não costumavam solicitar entrega de alimentos.

Mais notícias