Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Comitê adia pagamento de ICMS de empresas do Simples após solicitação do Governo do Ceará

Comitê adia pagamento de ICMS de empresas do Simples após solicitação do Governo do Ceará. Foto: Nivia Uchoa/divulgação.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) decidiu, nesta quarta-feira, 24, acatar o pedido feito pelo Governo do Ceará para adiar os prazos de pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), referentes aos meses de março, abril e maio, de empresas inscritas no Simples Nacional.

A medida busca amenizar o impacto econômico causado pelo agravamento da pandemia de COVID-19.

Com a prorrogação, os impostos apurados em março, que venceriam em abril, poderão ser pagos em duas parcelas, com vencimentos em 20 de julho e 20 de agosto. O ICMS relativo às movimentações de abril, com data de vencimento original em maio, também poderá ser quitado em duas vezes, com o primeiro pagamento em 20 de setembro e o segundo em 20 de outubro. Seguindo a mesma dinâmica, o pagamento do tributo referente a maio, que venceria em junho, fica adiado para 22 de novembro e 20 de dezembro.

Caso o contribuinte não queira parcelar, o sistema do Simples Nacional permite o pagamento integral. “É mais uma demonstração da sensibilidade do Governo do Ceará, atento às mais de 90% das empresas do nosso Estado que são optantes pelo Simples Nacional, diante da grave situação que todos nós enfrentamos hoje no nosso país”, disse a secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba.

O adiamento vale também para o Imposto Sobre Serviços (ISS) e tributos federais.

Mais notícias