Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Comércio varejista cresce 0,9% no Ceará


Foto: Valdenir Rezende/Correio do Estado
Equipe Focus
focus@focus.jor.br
O comércio varejista cearense começa a se recuperar da crise econômica. Pesquisa Mensal do Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que as vendas no segmento no Estado cresceram 0,9% no mês de julho no comparativo com o mesmo período de 2017. No acumulado do ano (janeiro a julho), o comércio já registra alta de 3,1%
O subsetor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios e bebidas já respondeu com alta de 4,2%, assim como a venda de eletrodomésticos (2,5%). A maior elevação registrada foi com a comercialização de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação – 11,2%. Os destaques negativos foram livros, jornais e revistas, com baixa de 10,3% e combustíveis e lubrificantes (queda de 3,2% no período).
Na análise comparativa julho/junho de 2018, no entanto, o Ceará apresentou queda 0,9% nas vendas. móveis e eletrodomésticos registraram baixa de 3,6% no período. Combustíveis e lubrificantes também caíram, com redução de 1,8%. Mas houve também altas. Vendas de jornais, revistas e papelaria, cresceram 10,3%. Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos registraram elevação de 1,9% na análise de julho/junho desse ano.  Hipermercados, supermercados e produtos alimentícios ficaram com 1,7%.
Enquanto o Ceará teve alta, as vendas no Brasil apresentaram queda de 1% no período de julho de 2018 com julho de 2017. Na passagem dos meses de 2018 (julho/junho), a redução foi de 0,5%.

Mais notícias