
Por Átila Varela
atila@focus.jor.br
A Central Eólica Gravier, localizada em Icapuí, iniciou a geração de energia de todos os seus 17 aerogeradores.
Com o acréscimo de 71,4 MW de capacidade instalada e o investimento aproximado de R$ 400 milhões, a unidade foi concluída nos quesitos técnicos, operacionais, meio ambiente e saúde e segurança.
Segundo o diretor administrativo de Gravier e Acauã e gerente de Implantação na Aliança Energia, Carlos Henrique Afonso, “a Central Gravier tem a capacidade instalada equivalente ao consumo de 550 mil pessoas ou 180 mil residências e afirma o compromisso da empresa de geração de energia limpa e renovável rumo a construção de um futuro mais sustentável para todos”.
A energia elétrica produzida em Gravier será interligada ao SIN (Sistema Interligado Nacional) por meio de subestação (SE) da Chefes, Mossoró IV, via linha de transmissão de 230 kV de 9 km.
A empresa já opera no mesmo município o Complexo Eólico Santo Inácio (CESI), que completou cinco anos de operação em dezembro de 2022. Com a entrada em operação do Gravier, a Aliança soma 1.328 MW de capacidade instalada, sendo 170,1 MW em Icapuí.
Na fase de implantação, foram gerados 600 empregos. “Continuamos gerando emprego e renda para as famílias da região, atuando de forma sustentável”, reforçou Christian Maciel Luz, gerente de Usinas eólicas e solares da empresa.