
A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) aprovou nesta quarta-feira, 22, um projeto permitindo que a Prefeitura contrate empréstimo de até R$ 790 milhões. O montante deve ser investido em ações do programa de Urbanização e Mobilidade de Fortaleza.
Conforme o texto, o programa atuará a partir de serviços de “drenagem, pavimentação, passeios, ciclovias, infraestrutura viária, arborização e urbanização de áreas vulneráveis”.
A gestão considera ainda que a cidade apresenta regiões com déficit de áreas verdes e que a partir das ações busca “implantar serviços de arborização nas obras do programa, e em outros pontos da cidade, tornando o paisagismo mais agradável”.
Com o projeto prestes a ir ao plenário, vereadores usaram a tribuna da Casa para debater o tema. A tramitação foi criticada por membros da oposição e por correligionários de Sarto. Além de Priscila Costa, os parlamentares Ana Paula (PDT), Júlio Brizzi (PDT), Léo Couto (PSB), Gabriel Aguiar (Psol), Adriana Nossa Cara (Psol) e Inspetor Alberto (PL) falaram contra a medida.
O líder do governo na Câmara, vereador Carlos Mesquita (PDT), rechaçou as críticas e negou que o pedido de empréstimo tenha tramitado sem transparência.
Neste mês, a Câmara já havia aprovado outros três projetos que versavam sobre autorização de empréstimo e que somavam R$ 1,2 bilhão para pagar despesas e custear programas de políticas públicas em Fortaleza. O novo empréstimo, aprovado hoje junto à CAF, deve agora passar por trâmite legislativo no Senado Federal.
Com informações do O Povo