Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Cid vai presidir subcomissão da Alfabetização na Idade Certa

Foto: Divulgação

O Senado Federal instalou a Subcomissão Permanente da Alfabetização na Idade Certa, com o senador Cid Gomes (PSB) eleito por aclamação como presidente.

Os principais objetivos da Subcomissão são fortalecer o regime de colaboração com foco na alfabetização na idade correta, envolver o Senado nessa agenda, propor projetos que facilitem a alfabetização das crianças e discutir tecnologias e inovações que auxiliem no processo de alfabetização escolar.

O cearense logo destacou a experiência bem-sucedida de Sobral e do Estado, defendendo que ela pode ser reproduzida em outras localidades. Ele enfatizou que essa é uma política que pode ser replicada em todo o país e elogiou o trabalho do ministro Camilo, que já implantou um programa nacional nesse sentido.

Cid, além disso, propôs a criação da Subcomissão com o intuito de ajudar o Ministério da Educação, os estados e os municípios a melhorarem a situação da alfabetização no Brasil.

Ele também ressaltou a importância do engajamento pessoal dos gestores para o sucesso das políticas públicas de alfabetização na idade correta. Cid mencionou sua própria experiência como prefeito e governador, onde se envolveu pessoalmente para implementar o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), que foi bem recebido pela comunidade escolar.

O plano de trabalho da Subcomissão inclui a realização de cinco audiências públicas no Senado e outras quatro em diferentes estados do país, além de visitas às secretarias de educação estaduais. Além de Cid Gomes, a Subcomissão será composta pela senadora Zenaide Maia, que será a vice-presidente, e mais três membros titulares e cinco suplentes.

Mais notícias