Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Celular é o instrumento principal de estudo e trabalho durante a pandemia

Foto: Divulgação/MCTIC.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Segundo dados da 3ª edição do Painel TIC covid-19 do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o celular é o principal dispositivo usado tanto por estudantes, para acompanhar aulas remotas, quanto por trabalhadores que tiveram que migrar as atividades para a internet por causa da pandemia. A ênfase desta edição foi ensino remoto e teletrabalho.

A pesquisa, divulgada nesta quinta-feira, 5, foi feita com base em entrevistas com 2.728 usuário de internet de 16 anos ou mais, entre 10 de setembro e 1º de outubro deste ano, pela web e por telefone.

Entre os estudantes, 37%, o maior percentual, usam o celular para realizar atividades e acompanhar aulas, 29% usam notebooks e 11%, computadores de mesa. Entre os trabalhadores, 41% usam o celular, 40% notebook e 19%, computadores de mesa.

Há diferenças entre as classes sociais. O celular é mais usado como ferramenta de estudos e trabalho pelas classes D e E do que pelas classes A e B. Entre os estudantes, 54% das classes D e E usam celulares e apenas 10%, notebooks. Nas classes A e B, o percentual dos que usam notebooks aumenta, passando para 45%, enquanto aqueles que usam celulares cai para 22%.

Com Agência Brasil

Mais notícias