Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Ceará: Melhorias viárias e implantação de 5G são confirmadas para o Porto do Pecém

Foto: Tatiana Fortes

O governador Elmano de Freitas participou do lançamento de ações que visam melhorar a estrutura do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e seus acessos. São elas: ordem de serviço para construção de rotatória de acesso ao portão 2 do Porto; liberação de R$ 3,9 milhões para construção de alças de acesso entre as CE-085 e CE-155; a implantação do 5G em todo o Complexo por parte da empresa Brisanet.

As ações imediatas acontecem por meio do Pacto pelo Pecém, articulação entre Governo do Estado, CIPP, Assembleia Legislativa do Ceará, prefeituras de Caucaia e de São Gonçalo do Amarante e Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP).

Salmito Filho, secretário do Desenvolvimento Econômico, ressaltou o bom diálogo entre todos que fazem o Pacto pelo Pecém, algo fundamental para que o Complexo siga crescendo.

“Gostaria de parabenizar as pessoas que fazem o CIPP neste mais importante passo para o Complexo, um bom exemplo para o Brasil de diálogo e pactuação. Para cuidar das pessoas é preciso da sensibilidade social e também das empresas construindo oportunidades de emprego e renda. Assim seguiremos construindo um futuro que já chegou”, disse.

Hugo Figueirêdo, presidente do CIPP, agradeceu o apoio do Governo do Ceará e reafirmou o compromisso do Complexo com o desenvolvimento estadual.

“O Pacto foi inicialmente constituído em 2011 e retomado em agosto do ano passado. No início, já se previa a necessidade de um trabalho articulado e integrado dentro do território do Complexo. Contudo, mesmo diante de um novo desafio agora, reforço o compromisso do CIPP e do Governo do Ceará com o desenvolvimento do estado como um todo”, apontou.

Ele apresentou aos presentes detalhes de andamento de cada uma das ações definidas em governança compartilhada para o fortalecimento do Pecém.

José Roberto Nogueira, CEO da Brisanet, discorreu sobre novos avanços da empresa, inclusive visando levar a tecnologia 5G para a zona rural do estado. “É gratificante dizer que uma empresa de Pereiro, cidade do Interior do Ceará com seis mil habitantes, é a maior empresa de telecomunicações do Brasil. É com esse espírito que queremos levar essa tecnologia também para a zona rural do nosso estado”, comentou.

A implantação de sinal 5G na área que abrange Complexo do Pecém, Zona de Processamento de Exportações (ZPE) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), além da vila de Pecém, integra a execução da concessão da Anatel vencida pela Brisanet em 2021. José Roberto Nogueira informou que a instalação das nove torres já começou e deve ser concluída em 70 dias.

 

Mais notícias