Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Ceará ganha centro internacional de tecnologia

Paulo Ferrão, presidente da Fundação Ciência e Tecnologia de Portugal (Foto: Divulgação)

O Ceará ganhou um polo do Atlantic International Research Center- AIR Center, que aposta em cooperação internacional de setores das ciências para promover novos conhecimentos sobre fatores geográficos e climáticos em torno do oceano Atlântico. O Estado é o segundo local a ganhar uma sede do empreendimento (Brasília é o primeiro), criado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior português.
Um workshop está marcado nesta sexta-feira, 23, para apresentar o projeto. Entre os nomes confirmados no evento, estão o presidente da Fundação Ciência e Tecnologia de Portugal, Paulo Ferrão, o presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Tarcísio Pequeno, e o presidente da Comissão Executiva e Coordenador da Comissão Instaladora do AIR Centre, António Sarmento. O workshop “Convergência das Ciências do Espaço, Oceano, Energia e Clima no Atlântico Equatorial – Contribuições para o Air Centre” terá ainda a apresentação e assinatura da “Carta de Fortaleza”, simbolizando a entrada formal da cidade no projeto. O evento deve acontecer na Sala dos Conselhos Superiores da Universidade Estadual do Ceará (Uece).
AIR Centre
Com sede física nos Açores (Portugal), o AIR Center une países como Portugal, Espanha, Brasil, Angola, Cabo Verde, Nigéria, Uruguai e São Tomé e Príncipe. São ainda observadores, nesta fase, o Reino Unido e a África do Sul. O projeto reúne governos, universidades, centros de investigação e empresas internacionais em busca de avanços científicos em várias áreas, como ciências, economia e novas tecnologias.

Mais notícias