Ceará deve ofertar 3.400 empregos temporários neste fim de ano

Aproximadamente 3,4 mil novas vagas de trabalhos serão ofertadas no Ceará neste período de fim de ano. A previsão é do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), considerando os meses de setembro a dezembro de 2023.

As vagas temporárias são uma consequência do aumento das demandas para os setores de comércio e serviços. Afinal, o comércio costuma ser mais movimentado neste período de natal e ano novo. Trata-se de um crescimento de 11% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Assis Cavalcante, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, comenta que este período de 2023 tem superado as expectativas.

“Este período de fim de ano tem fortalecido e muito o nosso comércio. Desde setembro, notamos um aumento nas vagas temporárias. Isso é excelente, são mais pessoas empregadas e consequentemente com poder de compra. Os clientes certamente virão ao Centro escolher seus presentes, roupas, artigos de decoração e o nosso comércio está mais que preparado para recebê-los”, enfatiza Assis.

Além de vagas para o comércio, a projeção destaca também que serão oferecidas oportunidades para garçom, recreador, cumin (auxiliar de garçom) e segurança de eventos. E aponta que 20% a 25% dos colaboradores temporários conseguem ser efetivados após o fim do ano.

Para participar da seleção é necessário agendar o seu atendimento em uma das Unidades do IDT, por meio do portal idt.org.br. Importante lembrar de levar o currículo, CTPS, RG, CPF e comprovante de endereço, com CEP.

Maior projeção nacional em 10 anos

Segundo a Confederação Nacional do Comércio, há uma previsão de 110 mil vagas para trabalhadores temporários ao redor do país. O número é o maior dos últimos dez anos. Em 2022, foram 98 mil e oitocentas criadas, exclusivamente, no final do ano. E após o fim dos contratos temporários, cerca de 12 mil funcionários foram efetivados.

Mais notícias