Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Camed vai operar Crediamigo do Banco do Nordeste

O Crediamigo atender a pequenos empreendedores urbanos. Foto: Divulgação

Átila Varela
atila@focus.jor.br

A Camed Microcrédito vai ser responsável pela operacionalização do Crediamigo, do Banco do Nordeste. A decisão foi formalizada em acordo assinado entre banco e Camed Microcrédito nesta terça-feira, 14.

O BNB ficará responsável pela contratação das operações de crédito e a liberação dos recursos ao empreendedor.

“A operacionalização do Crediamigo continua baseada nas estratégias, normas básicas e procedimentais desenvolvidas pelo BNB, que disciplina sua metodologia de microcrédito, bem como no Plano de Negócios aprovado pelo Banco, ficando para a Camed Microcrédito e Serviços utilizar e gerir os recursos necessários para a operação”, destaca o banco em comunicado

“Essa é uma das estratégias encontradas pelo Banco para fortalecer ainda mais o microcrédito. O grupo Camed já possui atuação em outras frentes com o Banco, como saúde e seguros, acumulando uma trajetória de sucesso. Ao adicionar a frente microfinança, temos a expectativa de avançar em gestão, governança e, claro, de oferecer ainda mais vantagens para os nossos clientes”, afirma o presidente do Banco do Nordeste, José Gomes da Costa.

O Crediamigo, além de cumprir a missão de desenvolvimento do BNB, contribui há 23 anos com a realização de sonhos de milhões de brasileiros. O programa possui atuação fundamentada nas diretrizes do PNMPO, do Governo Federal.

Inabilitação de empresas

Em dezembro de 2021, o BNB julgou como “improcedentes” os recursos das entidades que disputavam a operacionalização do Crediamigo.

Na época, disputavam o certame Cactus Instituição de Pagamento S/A; Instituto Comunitário de Crédito de Natal – Crednatal; e a Organização Social Associação de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Solidário do Estado da Bahia – Adesba.

Vale lembrar que o Crediamigo era operacionalizado pelo Inec, uma ONG que recebeu por 18 anos valores que superaram a casa dos R$ 600 milhões.

Leia Mais
+BNB: instituições que disputavam operação do Crediamigo são inabilitadas
+Inec fica fora e três instituições disputam credencial para operar microcrédito do BNB
+Nota no Estadão aponta potencial conflito de interesses na relação entre o BNB e o Inec

Mais notícias