Search
Search
Close this search box.

Cade vai analisar mais uma vez a venda da refinaria Lubnor

Refinaria Lubnor. Foto: Petrobras

Por Átila Varela
atila@focus.jor.br

O Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) vai analisar a venda da refinaria Lubnor. O equipamento foi vendido no ano passado à Grepar Participação.

A operação chegou a ser aprovada pelo órgão, mas houve pedido do conselheiro Victor Oliveira Fernandes.

“Para além das preocupações relacionadas à saída da Petrobras da Refinaria Lubnor, entendo que há preocupações trazidas nos autos relativas a riscos no fechamento vertical, decorrente da integração vertical das atividades da refinaria no mercado de refino, com as atividades da Grepar no mercado de distribuição de asfalto”, ressalta o conselheiro em sessão ordinária do Cade realizada nesta quarta-feira, 8.

A conselheira Lenisa Prado afirmou que os dados trazidos por outras empresas no processo e pelas envolvidas, há um desequilíbrio informacional significativo.

“Digo também, como foi ponderado pelo conselheiro Vítor, temos discussões sobre qual é o mercado relevante ou gráfico afetado pela operação, qual o custo do frete em vários produtos que são comercializados pela refinaria, a especificidade do óleo amortecedor, insumo importante para a indústria automobilística. São considerações que devemos nos aprofundar”, ressaltou.

Leia Mais
+Tribunal do Cade irá analisar a venda da Lubnor após “preocupação concorrencial”
+Após Lubnor, Petrobras reinicia venda de refinarias

Mais notícias