Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Cade aprova venda da CSP para ArceloMittal

CSP. Foto: Divulgação

Por Átila Varela
atila@focus.jor.br

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica aprovou a aquisição de 100% das ações da CSP para a companhia ArceloMittal. O anúncio ocorreu nesta quinta-feira, 12, e está no Diário Oficial da União (DOU).

O acordo foi fechado em julho de 2022. A estimativa do preço final é de US$ 2,2 bilhões. As sócias da CSP são a Vale e as coreanas Posco e Dongkuk.

O negócio chama atenção. A ArceloMittal aponta o interesse do Ceará em produzir hidrogênio verde.

De acordo com o parecer da Superintendência Geral do Cade, a ArcelorMittal apresentou como justificativas econômicas para a operação a possibilidade de ampliar a sua capacidade global de produção de placas de aço, aproveitando-se da localização estratégica da CSP, a 10 km do Porto de Pecém (CE), para as exportações às principais regiões produtoras de aço no mundo; expandir a capacidade de produção de aços laminados planos no Brasil; e aproveitar o potencial da CSP de produzir placas de aço com menores impactos ambientais (menor emissão de carbono), dada a capacidade de geração de energia solar e eólica no Ceará.

Quem é a ArceloMittal

A ArceloMittal é uma empresa líder mundial em siderurgia e mineração, com presença em 60 países e instalações siderúrgicas primárias em 16 países. Em 2021, a ArcelorMittal teve receita de US$ 76,6 bilhões e uma produção de aço bruto de 69,1 milhões de toneladas métricas, enquanto sua produção de minério de ferro chegou a 50,9 milhões de toneladas métricas.

A ArceloMittal está listada na bolsa de valores da Nova Iorque (MT), Amsterdam (MT), Paris (MT), Luxemburgo (MT) e nas bolsas de valores espanholas de Barcelona, Bilbao, Madri e Valência (MTS).

Mais notícias