
O Banco do Nordeste (BNB) e a ONG norte-americana Water Org devem levar, em 2023, agua potável e saneamento básico para mais de 100 mil famílias que residem na área de atuação do banco. No ano passado, foram destinados R$ 92 milhões para essa finalidade, e a instituição financeira prevê volume de financiamentos três vezes maior neste ano.
Disponibilizados por meio da linha de crédito Agroamigo Água, os recursos podem ser empregados na construção de cacimbas, cisternas e poços e para aquisição de bombas d’água. Também são utilizados para compra de filtros domésticos, caixas d’água e encanamento para residências ou irrigação.
Entre as vantagens dos financiamentos por meio do Agroamigo Água estão as taxas de juros subsidiadas de 0,5% ao ano e o desconto de 40% nas parcelas se o pagamento for realizado em dia.
Reuso
Além de financiar sistemas de abastecimento, a linha do Banco do Nordeste também busca incentivar o reuso de água para agricultores familiares. Dessa forma, o recurso hídrico que é utilizado na residência pode ser reaproveitado em hortas. Para isso, o BNB e a ONG firmaram acordo de cooperação técnica que viabiliza a partilha de conhecimento entre essas duas instituições em prol do acesso universal à água.