Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Bancos projetam crescimento de 10% na carteira de crédito para 2024, aponta Febraban

Foto: Agência Brasil

Uma recente pesquisa da Febraban indicou que a carteira de crédito dos bancos brasileiros está prevista para crescer 10% em 2024, um aumento em relação à expectativa anterior de 9,3% em maio. Segundo Rubens Sardenberg, diretor de Economia, Regulação Prudencial e Riscos da Febraban, essa revisão para cima se deve a diversos fatores positivos, como a redução da taxa Selic no primeiro semestre, índices de inadimplência favoráveis, mercado de trabalho aquecido e aumento da massa salarial, todos impulsionando o crédito ao consumo das famílias.

A pesquisa também destacou uma revisão positiva na projeção da carteira direcionada, esperando agora um crescimento de 11,3%, com ênfase nas linhas destinadas às empresas, que foram revistas para cima de 8,7% para 11,7%. No segmento de recursos destinados às famílias, a expectativa subiu de 10,6% para 10,9%.

Quanto à carteira livre, a projeção de crescimento foi ajustada para 9,2%, superando a previsão anterior de 8,6%, com maior destaque para a carteira de Pessoas Físicas, que passou de 9,5% para 10,6%. A previsão para a carteira livre de Pessoa Jurídica permaneceu estável em 7,4%.

A pesquisa também manteve estável a projeção de inadimplência para a carteira livre em 4,4% para 2024, uma leve queda em relação aos 4,6% registrados em maio pelo Banco Central. Para 2025, a previsão de crescimento da carteira total e da carteira livre ficou em 8,9% e 8,7%, respectivamente, enquanto a taxa de inadimplência projetada permaneceu em 4,2%.

Realizada a cada 45 dias após a divulgação da ata do Copom, a Pesquisa de Economia Bancária e Expectativas da Febraban oferece uma visão detalhada das expectativas dos bancos sobre variáveis econômicas ao longo deste e do próximo ano.

Mais notícias