Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Angola Cable atualiza conectividade do Cabo Monet e mira 5G

Cidade inteligente. Foto: Freepik

Por Átila Varela
atila@focus.jor.br

A Angola Cables, multinacional provedora de serviços de rede e soluções digitais, realizou em meados de outubro a atualização do seu cabo submarino Monet. O equipamento está ancorado em Fortaleza.

Com o upgrade, utilizando tecnologia ICE6 da Infinera e Wavelogic 5 da Ciena, a companhia partiu de 100 Gb/s para 400 Gbps. A ideia é mirar em novos segmentos de negócio, especialmente o IoT (Internet das Coisas) e o 5G.

“É como se fosse uma estrada. Antes, por ela era possível trafegar apenas 100 veículos por segundo. Caso houvesse, por exemplo, um caminhão cegonha, carregando diversos veículos, era necessário tirá-los do caminhão e seguir por outra estrada. Agora, transformamos nossa estrada em uma mega rodovia, permitindo que esse caminhão cegonha passe juntamente com dezenas de outros veículos”, explica Lucenildo Lins, Lider de Engenharia da Angola Cables.

Além de permitir uma velocidade maior, o cabo Monet também oferece baixa latência, permitindo que o tráfego de dados flua sem obstáculos. Para se ter uma ideia, a latência do trecho Fortaleza – São Paulo é de 44 ms; Fortaleza – Miami é de 62ms e Miami – São Paulo é de 103 ms. “Isso significa que, além de mais veículos por segundo, também não há congestionamentos ou lentidões na rodovia”, contextualiza Lins.

Mais notícias