Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

A arte da política: do Encantado ao Congresso

Foto: Divulgação

José Nobre Guimarães é um político cujo primeiro marco de sua trajetória foi se envolver de corpo e alma no Comitê Brasileiro pela Anistia aqui no Ceará. Portanto, trata-se de uma trajetória completamente dedicada à democracia, o bem maior de nosso País pelo qual devemos estar sempre alertas e que deve ser mantida a todo custo. Está aí o caso da Bolívia, com mais uma tentativa de golpe para nos avisar.

Guimarães se filiou ao Partido dos Trabalhadores em 1985. Lá se vão quase 40 anos de filiação ao mesmo partido. Sem erro, pode-se dizer que entre as centenas de petistas hoje exercendo mandato, seja no parlamento, seja no poder executivo, Guimarães certamente é um dos que possuem filiação a mais tempo.

O fato é que desde 1985, ele tem desempenhado papéis relevantes no cenário político cearense e nacional. A carreira política-partidária propriamente dita começou com um fato que chamou a atenção de todo o Brasil: a vitória de Maria Luiza Fontenele na disputa pela prefeitura de Fortaleza pelo PT naquele ano. Campanha que foi coordenada por Guimarães, então um jovem de apenas 25 anos.

Guimarães tem uma trajetória de vida como a centenas de milhares de cearenses que nasceram entre as décadas de 1950 e 1960. O primeiro cearense a exercer a Liderança do Governo na Câmara dos Deputados e ser vice-presidente nacional do PT, José Guimarães nasceu em 13 de fevereiro de 1957, no pequeno distrito de Encantado, em Quixeramobim, no Sertão Central do Ceará.

Um dos 11 filhos do seu Sebastião, um agricultor, e da professora Maria Laís, Guimarães saiu ainda adolescente do Interior, do sertão mais pobre, para estudar em Fortaleza e entrar na faculdade de direito da Universidade Federal do Ceará, curso em que se graduou em 1988.

De lá para cá, um caminho de pedras e flores na política. Afinal, é assim para os que não nascem em berço de ouro e, principalmente, para os que não têm família tradicional na política e precisa forjar seu próprio caminho.

O Focus Colloquium conversa com Guimarães não apenas sobre questões relacionadas à política, mas também sobre sua vida, suas origens, sua formação até chegar ao epicentro da política brasileira. Hoje, como líder do Governo Lula e (entre 2019 e 2023) como líder da oposição.

O fato é que todas as mais importantes decisões hoje adotadas pelo Governo Federal passam pela mão do deputado Guimarães.

Confira:

Mais notícias