Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

72,4% dos brasileiros vivem em famílias com dificuldades para pagar as contas, diz IBGE

72,4% dos brasileiros vivem em famílias com dificuldades para pagar as contas, diz IBGE Foto: Divulgação

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quinta-feira, 19,  a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018, que mostra que cerca de 72,4% da população brasileira viviam em famílias com alguma dificuldade para arcar com as despesas mensais.

De acordo com o levantamento, 58,3% dos brasileiros viviam em famílias que alegavam dificuldade, 14,1% tinham muita dificuldade. Já outros 26,5% tinham facilidade e apenas 1,1% viviam em famílias que responderam ter muita facilidade para chegar até o fim do mês com a renda total familiar que tinham.

A pesquisa, que é referente ao período de 2017 e 2018, mostra que 46,2% da população integravam famílias com atraso em ao menos uma conta do domicílio devido a dificuldades financeiras. Famílias com atrasos em contas de água, eletricidade ou gás concentravam 37,5% da população, segundo por atrasos em prestações de bens e serviços (26,6%) e atrasos com a aluguel ou prestação do imóvel (7,8%).

Entre os integrantes de famílias com pessoa de referência preta ou parda, 9,7% tinham muita dificuldade e 34,7% tinham dificuldade, totalizando 44,4% da população do país que viviam em famílias com alguma dificuldade e eram chefiadas por pretos ou pardos. Já nas famílias cujo responsável era branco, 4,2% tinham muita dificuldade e 22,8% tinham dificuldade, totalizando 27,0% da população do país com algum grau de dificuldade.

 

Mais notícias