Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

5G chega a Fortaleza no mês de agosto

Conceito do 5G. Foto: Divulgação

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

A expectativa para a chegada do 5G em Fortaleza é grande. A Capital cearense vai receber a tecnologia ainda em agosto. É o que revela a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em audiência na Assembleia Legislativa de Fortaleza.

A previsão inicial era que no dia 31 de julho o 5G chegasse aos celulares dos fortalezenses. O conselheiro da Anatel, Vicente Aquino, declarou ao O Povo que a perspectiva de lançamento era até o mês de setembro. No entanto, houve antecipação. O executivo não cravou uma data.

Chegada do 5G

Para usar o 5G não é preciso mudar o chip ou o plano de telefonia. As companhias têm oferecido acesso livre à nova tecnologia. Basta ter um aparelho compatível com o 5G e estar dentro da área de cobertura do novo sinal. Há no mercado 81 celulares aptos a captar o 5G, conforme lista homologada pela Anatel. Os preços partem de aproximadamente R$ 1.500.

Há, porém, uma diferença entre os aparelhos. Apenas 59 modelos são capazes de funcionar no padrão “5G puro sangue” (standalone, no jargão do mercado), que oferece os níveis mais altos de velocidade e mais baixos de latência. Os outros 22 aparelhos funcionam no padrão non-standalone, com um desempenho inferior.

A chegada do 5G promete uma velocidade de tráfego de dados até dez vezes maior à do 4G, associado a um tempo de resposta entre os dispositivos praticamente instantâneo.

Muitas cidades já contam com o 5G DSS, que compartilha a mesma faixa que o 4G. Isso abriu espaço para um ganho de velocidade, mas ainda é bem abaixo do o 5G standalone que está sendo ativado agora.

Mais notícias